15 de abril de 2011

Como escolher as flores para o bouquet de noiva?

Noivinhas,

Achei muito importante postar este assunto, além de todos os detalhes que a noiva precisar verificar tem um que é muito importante e que faz parte do conjunto - O BOUQUET. Aproveitem as dicas e escolham o modelo do seu bouquet.

Quais as flores que significam amor e paixão? E sabe qual a flor que representa a alegria? Fique a conhecer o significado das flores para melhor escolher o seu bouquet de noiva.


Foi no Oriente que pela primeira vez se falou no significado das flores. Na Idade Média na Europa popularizou-se o uso da flor de laranjeira entre as classes mais favorecidas, por serem consideradas portadoras de boa sorte.

Hoje em dia os significados mais conhecidos das flores são:

Amor: Túlipas e Rosas vermelhas.


Pureza e Inocência: Margaridas e Rosas brancas.

Amor: Túlipas e Rosas vermelhas.
Amizade: Rosas amarelas e Camélias brancas.
Alegria e nobreza: Gerberas cor-de-rosa e amarelas.
Inocência: Cravos brancos.

Está indecisa entre quais destes significados quer levar como mensagem no seu bouquet de noiva… porque não misturar vários tipos de flores? Fica assim com o problema resolvido!
Se já escolheu o seu bouquet de noiva, conte-nos como vai ser! Deu mais importância a que aspecto - ao significado das flores, as cores ou ao tamanho?















Imagens: Giuliana Flores Depois de escolhido o vestido de noiva, pode parecer que a tarefa está completa – mas longe disso! O vestido é apenas o primeiro elo de uma cadeia de elementos que se quer harmoniosa, e um desses elementos que mais determina o resultado final é o bouquet. Já pensou nas flores que gostaria de levar no seu bouquet da noiva para o seu casamento?


A tradição do bouquet remonta aos tempos das antigas civilizações grega e romana. Na altura, a noiva (e também o noivo) usavam coroas de louro ou colares com ervas e alho, para abençoar a união e espantar os maus espíritos. Na Idade Média popularizou-se o uso das flores de laranjeira entre as classes mais favorecidas, por serem consideradas portadoras de boa sorte.

Actualmente o bouquet da noiva é um acessório que desempenha um papel fulcral e que se pode adaptar ao gosto da noiva, às características da cerimónia, ao vestido de noiva, aos sapatos, ao penteado, ao véu, à maquilhagem… Só o hábito de atirar o bouquet para adivinhar qual será a próxima noiva é que parece imutável!

Casamentos realizados durante o dia, sobretudo ao ar livre, combinam bem com bouquets leves, não muito grandes e compostos por flores campestres ou flores bastante coloridas, como os lírios, as gerberas, os girassóis, as margaridas… ah, e não há como os brincos-de-princesa para um toque conto-de-fadas!

Já os casamentos que decorrem de noite e dentro de portas sugerem bouquets mais luxuosos, maiores e de cores mais fortes, com acabamento em tecido ou até mesmo pedrarias. Um bouquet de rosas vermelhas fica sempre fantástico!

A altura da noiva também influencia a escolha: os bouquets compridos, tipo cascata, por exemplo, só devem ser usados por mulheres altas. E depois há toda uma série de referências pessoais que podem ser úteis para personalizar um bouquet: as noivas minhotas, por exemplo, ficam lindíssimas com um bouquet envolto num Lenço dos Namorados.

Se nenhum destes exemplos lhe agrada, não se preocupe: lembre-se que o seu casamento tem que combinar consigo! Existem inúmeras opções que podem dar muita graça ao seu vestido, sem passar pelas flores habituais: um terço, um ramo de trigo, uma única flor ou uma pequena bíblia com folhas compridas por entre as páginas são algumas delas.

Não podia deixar de postar o bouquet do Marcelo Silva Buffet e Ornamentação.

Espero que gostem!!

BJS,
Daniela Neves

Um comentário:

disse...

Adorei as dicas!
Beijos